Imbolc - Uma celebração aos dias de hoje

Imbolc é um feriado pagão celebrado de 1 de fevereiro até o pôr do sol de 2 de fevereiro.

Marca o ponto médio entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera.

Este festival da roda do ano celebra o despertar do mundo natural e o tempo para a limpeza. No exterior, começamos a ver uma nova vida a surgir no solo e novos brotos nas árvores. Este é o momento para novas ideias e projetos crescerem nos últimos meses de inverno.

Imbolc ou Imbolg significa “na barriga” e celebra a deusa Brigid, associada à criatividade, inspiração e cura.

 

Este é um ótimo momento para celebrar e abraçar a simplicidade.

Como as velas são um dos símbolos do Imbolc, podes celebrar com um jantar à luz de velas ou decorar a divisão favorita com velas durante a noite.

Reserva um tempo para meditar, escrever um diário ou sair e aproveitar os dias mais longos com mais luz do sol.

Existem outros símbolos que marcam esta época festiva como comida, cristais e plantas. É um ótimo momento para cozer pão, vegetais de inverno, sementes, frutas secas, queijo e cordeiro.

Decora a casa com galanthus (as primeiras flores da primavera a desabrochar), manjericão, louro, eucalipto e celidónia. Como o Imbolc é um momento de limpeza, doa o que não precisas e limpa o espaço e o ar para um novo começo.


Para não deixar passar o Imbolc sem qualquer celebração, na Cerdeira colhemos Eucalipto, uma espécie abundante na nossa Serra, e criámos pequenas tochas.

Estas tochas foram queimadas para limpar e purificar o ar dos nossos espaços (e também daqueles que quiseram ser purificados).

Gostavas de conhecer mais acerca da Roda do Ano?

Na Aldeia da Cerdeira, também fluímos com os ciclos do ano.

Rita Santos